O projeto AMAR para INTERVIR+, está inserido na Associação para o desenvolvimento de Gaia-AMARGAIA.
Este projeto faz parte, do programa BAIRROS SAUDAVEIS, sendo este um programa publico, de natureza participativa, criado pela Resolução de Conselho de Ministros 52-A (2020), de 1 de junho, para melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis localizados em Portugal Continental.
É um programa de pequenas intervenções que apoia projetos apresentados por parcerias locais, formadas por associações, coletividades, organizações não governamentais, IPSS, fundações, grupos informais ou voluntários individuais, a que podem associar-se autarquias locais, autoridades ou serviços locais de saúde, centros locais de apoio à integração de migrantes, instituições de ensino publico ou cooperativo ou outras entidades publicas.
A implementação deste projeto tem como principal objetivo promover a integração da comunidade cigana do Bairro de Cabo Mor, melhorando as condições de vida e promovendo o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais. Pretendemos ser uma resposta concreta e eficaz na capacitação desta comunidade, tornando-a mais resiliente e inclusiva, quebrando estigmas, preconceitos e barreiras culturais.
Com o projeto AMAR para INTERVIR+, pretende-se promover novas competências de integração e convivência em sociedade, respeitando as diferenças culturais e compreendendo que as diferentes etnias podem coexistir em harmonia, criando, desta forma, uma sociedade de e para todos.